Institucional
A Filosofia Mondelli de Odontologia e o impacto no ensino
Conheça a história por trás da Filosofia Mondelli de Odontologia
Ensinar não é tarefa fácil. São anos de estudo para passar o melhor conhecimento possível para os alunos e muitos outros anos em um aperfeiçoamento constante que não desconsidera as constantes evoluções da área. O Instituto Mondelli de Odontologia está inteirado nas principais mudanças do mercado e leva essa atenção pelos corredores da instituição. Alunos, professores e colaboradores seguem uma filosofia única, que garantem a excelência e qualidade no ensino e prática odontológica.
Conheça a trajetória da Filosofia Mondelli de Odontologia!
Uma história de tradição
A nossa história começa com o Dr. José Mondelli em 1946, ao trabalhar como protético junto do então técnico de laboratório Ivo Pascoal Tavano. Essa inserção, tão cedo — Mondelli tinha nove anos — no mundo da odontologia foi a responsável pelo encanto do Dr. José Mondelli com a profissão.
Dr. Mondelli se formou em 1957, na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, e retornou a Bauru para exercer o ofício. Em 1962, fez parte da frente de criação do curso de odontologia da Universidade de São Paulo.
Durante a docência, o Dr. Mondelli percebeu a necessidade de ter um ensino integrado às diferentes especialidades da odontologia, ponto que originou a filosofia de ensino aplicada aqui no Instituto Mondelli de Odontologia.
Uma tríade de diferentes partes
A Filosofia Mondelli de Odontologia trabalha uma integração harmoniosa entre diferentes especialidades. Nela, áreas como da odontologia estética ou ortodontia trabalham lado a lado com a periodontia ou implantodontia. Uma integração natural, mas que muitas vezes é deixada de lado por cursos de especialização.
A Filosofia Mondelli de Odontologia segue o conceito do Tratamento Odontológico Ideal (TOI) que trabalha quatro etapas: diagnóstico, planejamento, execução clínica e controle ideal.
No diagnóstico, uma série de exames clínicos e práticos são realizados para identificar qual a melhor abordagem a ser empregada na fase de planejamento. A etapa de execução clínica, como o próprio nome já diz, engloba a realização de todos os procedimentos necessários para solucionar o caso do paciente. Enquanto no controle ideal, é feito a análise regular a fim de prevenir o ressurgimento de novas ou as mesmas enfermidades na boca do paciente.
Essas quatro etapas levam em consideração três aspectos importantíssimos: funcional, estético e preventivo. O aspecto funcional visa dar a autonomia necessária para o paciente ter a mastigação sem interferências. O aspecto estético lida diretamente com a autoestima do paciente e como a odontologia pode trazer um sorriso mais harmonioso para ele. Já o aspecto preventivo visa evitar o surgimento de problemas na saúde bucal do paciente e também de evitar o ressurgimento de enfermidades que já acometeram o paciente no passado.
Seguir a Filosofia Mondelli de Odontologia dentro e fora dos cursos de especialização é garantia de tornar-se um profissional competente, experiente e confiante frente a todos os desafios que podem aparecer ao longo da vida profissional.
Quer saber mais sobre as especializações oferecidas pelo Instituto Mondelli de Odontologia? Clique aqui.