EnglishPortugueseSpanish

T.O.I.

Década de 1990

Década de 1990

Por Adriano Mondelli
18/05/2020 08h00

Década de 1990

No ano de 1997, a partir da aprendizagem sobre as contribuições dos pesquisadores e odontólogos do passado, comecei a pós-graduação na USP, fazendo mestrado em Dentística Restauradora e Materiais Dentários, praticamente de fato,  dois mestrados juntos.

Naquela época, meu pai, Dr. José Mondelli,  já fazia a muito tempo as primeiras experiências integrando as áreas odontológicas, dentro dos departamentos da Faculdade de Odontologia da USP, em Bauru. Foi criado por ele, para esse fim, uma disciplina na graduação chamada Clínica Integrada Restauradora, que está viva e ativa até hoje, e cujo chefe é ainda o próprio Dr. José Mondelli.  

Podemos dizer que a espinha dorsal da clínica é o Departamento de Dentística Restauradora. Ali você vê ao fundo o reflexo das realizações e descobertas do Dr. Black. Há, inclusive, um livro muito importante que foi editado naquela época, que versa sobre os tratamentos clínicos integrados.

Acompanhando essa tendência de integração na Odontologia, portanto, os professores se especializavam em periodontia, por exemplo, e davam aula de dentística. E todos começaram a fazer outras especialidades, visando a essa integração e interdiciplinaridade, para conseguir realizar uma dentística completamente integrada.

Um desses profissionais é o Dr Carlos Eduardo Francischoni. Ele fazia cirurgias periodontais e, naquela época, já trabalhava com periodontia dentro da clínica de dentística. E por que ele e outros professores buscavam essas outras disciplinas? Porque era muito difícil a inter-relação e a comunicação entre os profissionais de um departamento e de outro. Dessa forma, eles tentaram montar um departamento que fosse multidisciplinar. Hoje, o Dr. Carlos Eduardo Francischone, conhecido como Dr Ado, é um profissional que começou a carreira na Dentística passando também pela periodontia, e atualmente é um dos maiores ícones da implantodontia que nós conhecemos no Brasil. Que também foi o responsável direto pela vinda do descobridor da ósseointegração, utilizados amplamente na implantodontia mundial, para Brasil,  o médico sueco Per-Ingvar Brånemark;

Com essa antevisão prática da modernidade odontológica, o Dr. José Mondelli tinha, já naquela época, a preocupação em fomentar essa integração interdisciplinar. “-É muito difícil fazer tratamentos integrados. Às vezes, nós precisamos de pequenos movimentos ortodônticos e nós não temos esse ortodontista em nossa equipe. Preciso de profissionais que façam curso de ortodontia para nos ajudar na clínica integrada ou no departamento”, dizia o Dr. José Mondelli. Nessa área então, fui eu me aventurar, onde atuo até hoje profundamente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *